segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Entendendo o Estresse , e os benefícios da massagem.

O estresse é uma palavra errada, pois  nem sempre é ruim para nossa saúde , porque o chamado estresse é dividido em duas partes , existe o distresse e o eustresse .  O distresse é nocivo para nossa saúde , pois ele joga  na nossa corrente sanguínea o hormonio da fuga ou luta , principalmente adrenalina e o cortizol. Vamos entender a fuga e a luta  são reações do nosso cérebro que nós humanos carregamos desde os tempos primitivos e é uma questão de sobrevivencia. Agora pegamos um exemplo na atualidade , no seu trabalho seu chefe lhe dá um chingão , você sabe que não pode dar uma porrada nele e nem fugir e deixa-lo falando sozinho , não é ? Outro exemplo os medos de assalto , medos que afetam nossa segurança , nossa tranquilidade , não podemos reagir para lutar e nem fugir , pois é nosso ambiente onde vivemos , e nos acostumamos a viver neste estado de tensão . Nossos músculos doem , nossas costas ,braços , o peito aperta a cabeça dói e assim vai , tudo acaba ficando intoxicado pelos hormonios da fuga e da luta , porque dentro de nós, no nosso pensamento tudo isto acontece, porém não externalizamos, e cada vez mais tudo vai se acumulando .
  Já o Eustresse é chamado o estresse positivo , é o que nos dá a sensação de entusiasmo , de excitação, de tesão , de prazer, emfim sensações agradáveis que nos impulsionam para tomar atitudes a nosso favor , ele nos joga na corrente sanguínea as endorfinas também a adrenalina e principalmente os neuro-peptidios  beta-endorfina . Como por exemplo uma grande excitação antes de uma viagem de férias , um entusiasmo em uma comemoração , aquele pulsar do coração dos apaixonados e assim vai , este é muito benéfico para nossa saúde , revigora  nos deixa mais jovens e felizes .
  Sabendo disto, da diferença entre o Distresse o o Eustresse , e todas as culturas milenares nos apontam que nosso corpo sempre está buscando o equilíbrio , muitas pessoas buscam inconscientemente  a neutralizar os efeitos de distresse com a excitação das drogas (licitas ou ilícitas) , buscam o prazer no excesso de comida , no exagero do chocolate e dos doces , bebidas e tudo que quando exagerado também agride nossa saúde , mas com o propósito de buscar o equilíbrio . Existem varias maneiras de buscar este equilíbrio, sem precisar prejudicar nossa saúde e sem cometer exageros que podem custar caro mais tarde , uma delas é dar boas risadas , assistindo uma comédia ou qualquer coisa que nos faça rir, conhecer lugares novos, caminhar, viajar e muitas outra maneiras .
    Receber massagem , seja relaxante ou terapêutica é também uma das opções mais benéficas para neutralizar o distresse , porque além de todos os benefícios da massagem , ela desintoxica os músculos, a pele, e através da sensação de relaxamento desintoxica a mente . Aumenta as defesas do nosso sistema imunológico , nos revigora , nos deixa saudáveis e muito importante sem efeitos colaterais , tudo a nosso favor .A massagem alivia dores musculares e estimula a circulação sanguínea.
A massagem também pode melhorar o humor das pessoas,  e fazer com que sintam-se mais relaxados melhorando a qualidade de vida .

A massagem é considerado por muitos um luxo , pensamento erroneo , pois se a maioria das pessoas recebessem massagem , os hospitais e enfermarias não estariam abarrotados de gente , porque receber massagem seja terapêutica ou relaxante assim como a drenagem linfática é uma questão de saúde . Se você não parar para cuidar da sua saúde , com certeza você vai ter que parar para cuidar da sua doença

Nenhum comentário:

Postar um comentário